Leitura de Água, Sistemas de Medidor de Água
Nas cidades, compostas de indústrias, comércios e condôminos o consumo de água limpa nas torneiras e chuveiros é possível graças às empresas de saneamento básico, que fazem o tratamento da água coletada e através da rede de distribuição permite que a água chegue até o consumidor pronta para seu consumo.
A leitura da água é feita através do medidor de água, também conhecido como hidrômetro, que registra o consumo em metros cúbicos (m³). O Medidor de consumo de água registra a quantidade de água que vem da rede de distribuição e passa pelo cavalete onde fica o hidrômetro, para assim ser distribuída através do encanamento interno do imóvel para consumo dos residentes.
A leitura da água é feita de forma simples, e é possível ao morador fazer a leitura quando quiser para acompanhar o consumo e assim saber se está tendo algum vazamento, evitando o desperdício de água. O medidor de água é composto de números pretos e vermelhos, sendo quatro dígitos pretos e dois vermelhos. Para a leitura da água é necessário se concentrar nos dígitos em preto, que mostram em metros cúbicos quanto de água foi consumido.
A leitura da água é feita da seguinte forma: todo mês é realizada a coleta das leituras, e o método para cálculo é simples, basta subtrair a leitura do dia pela leitura do mês anterior, por exemplo: no dia 1 ao anotar os números em preto o visor mostrava o seguinte: 0003, um mês depois o hidrômetro marcava 0010 . nesse caso o consumo seria de 7 metros cúbicos de água no período. Lembrando que um metro cúbico é equivalente a mil litros de água.
A Livet comercializa medidores de água que são equipamentos ideias para leitura da água individualizada em conjunto com o sistema de medição inteligente.
Os medidores de água distribuído pela liveT são fabricados pela Itron, líder mundial certificada pelo INMETRO na fabricação de medidores de água, de gás e eletricidade, presente no Brasil há 70 anos.
Saiba mais sobre Individualização de água, onde a leitura da água através do medidor individual de cada unidade é realizada em conjunto com os sistemas de individualização em apartamentos, condomínios, residências, edifícios comerciais e em setorização do consumo em complexos industriais.